domingo, maio 08, 2011

1ª Cicloviagem - Dia 2

19 abril 2011

Com o merecido descanso "cumprido", após pequeno-almoço preparei tudo e pelas 10h00 parti. O dia estava de cara feia. Não andei mais de 50mt na rua para que não provasse logo um pouco do que seria o resto do dia - chuva!
O primeiro destino foi Pomarão. Devagar, vendo as vistas pelas pequenas aldeias, ia-me safando à chuva. O vento não dava tréguas!
Mas... não demorou muito a ter de fazer uma pausa na paragem de autocarros de Picoitos. Começou a cair água dos céus como se não houvesse amanhã!
Os minutos passavam e a esperança de "escampar" diminuía.
Pus-me à estrada. Faltavam poucos quilómetros para Salgueiros e até ao Pomarão era sempre a andar.
Não me safei de chuva da grossa. Doía mesmo! A cara e pernas vermelhas, tal era a violência com que a água me batia. Evitando molhar a máquina dos retratos os registos eram cada vez menos.
Cheguei ao primeiro destino completamente encharcado. Entrei num café para abastecer. Até tinha vergonha de entrar onde quer que fosse... parecia uma poça de água ambulante, molhando tudo por onde passava.
Só pensava já no último destino, Alcoutim! Segui os conselhos do pessoal do café e segui por Espanha!   
A chuva não parava e os cerca de 12kms até El Granado pareciam 100! Subidas longas, alcatrão novo e ... vento de frente!

Parei um pouco na vila. Abriguei-me e aconcheguei o estômago com uma sandes e fruta. O vento tava a pôr-me gelado, não podia estar parado muito tempo e até Sanlúcar de Guadiana era fácil e a chuva acalmara.
Como disse, fotos eram cada vez menos devido à água.
Não resisti e comecei a subir o monte do Castelo de Sanlúcar mas a meio... pimba: encharcado outra vez! A descida foi alucinante, com mais de 10% de inclinação fazia-me chegar ao 60km/h o que com o atrelado não era de muita confiança...
Procurei o porto e esperei pelo ferry para entrar novamente em Portugal.
Cheguei cedo. Ansiava por um bom duche quente.

A Pousada da Juventude de Alcoutim estava às moscas! O quarto múltiplo que havia reservado era só para mim, o que deu bastante jeito, pois serviu de dormitório, oficina, lavandaria e estendal!
Depois de tudo organizado e fresco que nem uma alface depois do banho, foi tempo de refrescar-me com uma cervejinha e dar dois dedos de conversa com os funcionários da Pousada, a Verónica e o Luís que foram simpatiquíssimos!
Foi com o Luís que apanhei boleia até ao centro da vila e combinei beber um copo após os seus afazeres. O estado do tempo mudou e até mereceu esplanada no café do Sr.Carlos. Apareceu mais gente e travando conversa  com alguns deles as horas iam passando. Difícil foi quando me lembrei do jantar e tive de me contentar com mais um bitoque!
A noite foi de festa. Meteu jogos de setas, cantorias e guitarradas no Bar Riverside!
Neste dia pedalei 58kms lutando um pouco contra a desmotivação, pois a chuva não deu mesmo tréguas.


1 comentário:

  1. Não combinás-te com o são Pedro, ora ai está o resultado, água a rodos.
    Mas valeu o sacreficio, parece que na pousada deu para ganhar forças para o dia seguinte.

    ResponderEliminar

 
Site Meter