sexta-feira, maio 13, 2011

1ª Cicloviagem - Dia 3

20 abril 2011


Depois da noitada anterior, para contrariar a vontade de ficar na cama exigia algum esforço...
Pequeno almoço tomado na Pousada e siga. Já passava bem da 10h00.
O tempo estava melhor, pelo menos, chuva não havia e estava com cara de se aguentar. Enfim, eu tinha muita esperança!
Uma visita de rompante ao castelo de Alcoutim e segui pela marginal do Baixo-Guadiana. Mas que paisagens! A estrada era óptima para começar o dia. Com poucas subidas e de uma beleza espectacular.



Antes de Guerreiros do Rio, numa aldeia chamada Laranjeiras, fiquei surpreendido com o Centro de Convívio! Reparem no pormenor do relógio em cima da mesa!


A chuva apareceu mas sem fazer "estragos"... a chamada "chuva-molha-parvos". Estava-me a safar bem.
Até à Foz de Odeleite foi sempre junto ao rio. Assim que me afastei daquele que havia sido o meu companheiro nos primeiros quilómetros do dia, as subidas apareceram. Não é que fossem muito duras... mas dura, tinha sido a noite anterior com a rapaziada de Alcoutim.
Nessas subidas encontrei muitos ciclistas a treinar. Malta simpática que, olhando ao atrelado sempre mandavam uma boca de incentivo.
Segui em direcção ao Azinhal, onde parei para o merecido almoço. Com mais umas pingas a cair do céu, optei mesmo assim por ficar na esplanada, tal era o calor com que as subidas me tinham deixado.
Estava a ver o estado do tempo cada vez pior. Não me empatei muito e pus novamente o cú no selim.
Depois de ser obrigado a pedalar na estrada nacional, Castro Marim apresentou-se ao fundo sobressaindo de si o seu belo e imponente castelo.    



Pedalei um pouco pelo centro da vila. Fotos é que eram cada vez menos, a chuva e também a preguiça eram as culpadas!
Ainda era cedo. Já tinha pesquisado por parques de campismo na zona e estava à vontade, pois Monte Gordo estava bastante perto. Rapidamente cheguei a Vila Real de Santo António. Ou estou mal informado ou a vila não tem mesmo nada para ver! Passei pelo centro e fiz o registo com uma foto ao Pelourinho e à igreja.
Como disse, era cedo. Queria pedalar mais! Apenas o que estava  contra mim era o céu cada vez mais carregado de nuvens escuras.
Começou a pingar e a ideia de ainda estar a montar tenda à chuva não era grande coisa. Segui pela EN125 a caminho de Tavira. Lá teria a Pousada da Juventude que mesmo sem reserva acredito que havia vagas pra uma noite bem dormida. Passando por Altura, apareceu o que mais temia - uma enxurrada de todo o tamanho! Algumas ruas pareciam rios onde a água chegava aos pedais! Não estava longe do Parque de Campismo do Caliço, perto de Vila Nova de Cacela. Pedia indicações, que me eram dadas com cara de quem se questionava: Este gajo deve de ser maluco?!
O parque de campismo não era longe, eu é que não o encontrava...
Encontrava-me com se tivesse andado a pedalar dentro de uma piscina. Finalmente lá encontrei o parque e, para meu espanto, só via caravanas e casinhas... Entrei, dirigi-me à recepção. Três baldes no chão e dois alguidares em cima do balcão, era o que aparava as goteiras. Eu era várias goteiras!
Perguntei qual era a hipótese de me safar à tenda ao qual me respondeu que tinha uma casa para alugar.         
A burocracia era ridícula! Como se fosse alugar a casa para 3 meses. Preço acertado pra uma noite e multibanco avariado. Um dos empregados lá me levou ao multibanco mais próximo.
Finalmente, banho!
Era dia de futebol, jogava-se a 2ª mão da meia-final da Taça de Portugal entre SLBenfica e FCPorto.
No bar, só ingleses. Tinham duas televisões e comida. Estava a noite safa!
Jantar marcado prá hora do jogo e siga.
Mesmo depois do desaire do Glorioso a noite foi animada com alguns dos ingleses - havia cerveja, houve festa!
Neste dia pedalei 65kms. Apesar de não ter terminado da melhor maneira, grande parte do dia foi feita com belas paisagens a passarem devagar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

 
Site Meter