terça-feira, junho 29, 2010

MASIL vs. MERIDA

Não, não houve nenhum combate entre a minha Masil e a Merida do Guia dos Santos, apenas achei que o título ficava bem assim, uma vez que foi hoje que se conheceram...
Aqui estão elas:
A hora combinada foi as 08h30. E assim foi, 5min depois já se estava a pedalar a caminho do "Chico" para o café matinal. Saímos em direção a Odemira.
Ainda antes se Santa Luzia, encontrámos um presente para a Masil, uma bandeira de Portugal, o que em dia de jogo contra a Espanha veio mesmo a calhar para apoiar a seleção!
Os locais de abastecimento já estavam definidos e o primeiro foi em S.Martinho das Amoreiras. A chegada a S.Martinho foi dura, pois uma longa subida inesperada fez-nos pisar o pedal com mais sacrifício. No entanto, a estrada é bem agradável, com bom piso e bantante sombra.

Depois do abastecimento de sólidos e líquidos em S.Martinho, seguimos na direção de Garvão passando ainda pela Aldeia das Amoreiras.
Mais um abastecimento, desta vez apenas de líquidos, na Barragem da Rocha muito bem recebidos pela Ti Maria. Não sei porquê, mas quando paro para comer ou beber nem me lembro de tirar fotos... :-)
Sem estar nos meus planos, houve um terceiro abastecimento no poço da Aldeia da Conceição. Desta vez, apesar de faltar apenas cerca de 6kms para Messejana, foi apenas para beber um pouco de àgua fresca, pois o calor já apertava e os bidons aqueciam imenso.
Houve tempo ainda para dois dedos de conversa com habitantes da aldeia...
A posar para a foto e tal...
E assim foi mais um belo passeio na exelente companhia do amigo Guia dos Santos.
Uma voltinha com cerca de 70kms seguida de almoçarada no Bangula em Messejana.

Na sexta-feira espero ter outro exelente passeio com a mesma companhia a subir a Serra de Monchique até à Fóia. Levaremos a Rockhopper e a Score, pois tenho ainda de trocar de prato pedaleiro na Masil... o prato pequeno é de 44!

Operação Fóia!
















domingo, junho 27, 2010

Tudo rápido!

Na quinta-feira sempre fiz estrada. Mas, depois de ter percebido mal a hora marcada para outros afazeres, tive de mudar a rota. Inicialmente era para passar pela Barragem da Rocha, pelo caminho da Conceição, Garvão, StªLuzia e regressar para Messejana, no entanto tive de encurtar a volta dando cerca de 40kms, que com a pressa, consegui fazer a coisa bem rápida(!)... menos de 1h30!
Não deixei de fazer o registo fotográfico da passagem da Masil pela barragem...


De quinta até hoje não deu para fazer mais nada... Com este calor é para esquecer voltas grandes de bike. É que, só mesmo a partir das 18h00... e para quem entra ao serviço às 20h00 é impossível...
Hoje foi uma corridinha rápida(!) de 20min que soube bastante bem!

quarta-feira, junho 23, 2010

Inspiração!

Ando desinspirado, chateado até por não ter vontade de nada!
Na BTT não toco desde sexta e na de estrada, que era o que queria fazer esta semana, nem lhe toquei. Falta inspiração, algo que me motive. A ida às maratonas de BTT são sempre motivadoras e põem-me a treinar até, mas agora, pelo menos até dia 11 (talvez), não vou a nenhuma...

Mas calma!
Dia 3 de Julho temos o início do "Le Tour de France 2010", e aí é que é ver cá a malta a pegar na "fininha" e ir para a subida de Colos imaginando que vai subindo os Alpes!! hehehehehe




segunda-feira, junho 21, 2010

Anda escasso!

Não é que não tenha andado de bike. Tenho, mas pouco. O facto de não sair para zonas novas em que possa tirar umas "chapas" porreiras, faz com que nem leve a máquina fotográfica e a matéria para o blog fica escassa...

No entanto, já tenho o registo no odómetro do conta-quilómetros da Rockhopper, de mais de 2000kms... Em 7 meses e com o inverno rigoroso deste ano, acho que não é nada mau!

Hoje será uma caminhada com a "Maria" ao final da tarde, para descontrair!

quinta-feira, junho 17, 2010

Férias acabadas!

Hoje foi o último dia de férias. As pedaladas não têm sido muitas... na terça-feira cerca de 58kms de BTT e mais nada. Amanhã começa novamente a rotina das 12horas de serviço mas sempre com tempo para a bike. É mais a vontade que falta às vezes.
Na semana que vem estou a pensar fazer mais estrada, até porque com companhia agrada-me muito, e o Luciano deve de estar afim.
Relativamente ao BTT, em breve, irei colocar em prática a ideia de marcar um percurso na Mata das Ladeiras, junto a Messejana. Deve dar para fazer um percurso de cerca de 5kms...

As alterações no blog já começaram a acontecer. Finalmente consegui aumentar a largura e aproveitei para colocar nova imagem  no cabeçalho.

segunda-feira, junho 14, 2010

4º Passeio de BTT "Rota da Água" - Ferreira do Alentejo

Aconteceu ontem, o 4º Passeio de BTT "Rota da Água"  em Ferreira do Alentejo.
Houve uma particularidade neste passeio, pois eu, o Daniel e o Luciano desta vez representámos o N.A.R.M. (Núcleo de Atletismo e Recreio de Messejana), tendo a equipa o nome de "N.A.R.Messejana-BTT".
Passava pouco das 08h00 e já tínhamos levantado os dorsais. Fazendo tudo com vagar... 
As bikes preparadas e toca a aquecer... até que a malta começasse a juntar-se na zona de partida. Pouco depois das 09h00 iniciou-se o passeio com uma volta pelas principais artérias da vila.
O percurso foi rolante, tinha poucas subidas, apesar de duas ou três serem puxadas...
Depois desta, a mais dura, o abastecimento veio mesmo a calhar.
Por vezes, rolava-se indo "na roda", quase em pelotão como no ciclismo de estrada, tal eram os estradões que possibilitavam velocidades de 30 e tal, 40km/h...
Foi sempre a andar bem...

Aqui fica a classificação do N.A.R.Messejana-BTT:

75º - Gabriel Assunção - 01:59:39 (40kms)
90º - Luciano Conceição - 02:06:16 (40kms)
170º - Daniel Belchior - 02:44:50 (40kms)

Um bom passeio, com cerca de 300 participantes, em que tudo correu bem com exepção de um pequeno atraso no almoço. Ossos do ofício!

Fotos in BTT-TV






sábado, junho 12, 2010

Feira do Campo Alentejano - Estágio!

Está a realizar-se nestes dias a 10ª edição da Feira do Campo Alentejano em Aljustrel. A feira abriu portas na quinta-feira e até hoje tem sido só festa! As pedaladas têm ficado em segundo plano apesar de, ontem, ter dado uma voltinha curta com o meu amigo Capitão Rosa. 
Hoje já não há festa para mim, ou seja, estágio, pois amanha estarei em Ferreira do Alentejo para mais uma manhã de BTT. É que, os treinos têm sido muito duros... mas fora das bicicletas, em petiscos e imperiais! ::-)


Nova imagem: Nestes dias irei fazer alterações no blog a nível estético... aguardo assim, após a alteração, críticas, sugestões..! 
  

quarta-feira, junho 09, 2010

Hoje foi estrada!

A poucos dias do 4º Passeio BTT "Rota da Água" em Ferreira do Alentejo, a realizar-se no próximo domingo, e depois da aventura até Vilamoura, o "treino" foi por estrada.
Ontem devido ao mau tempo não tive vontade nenhuma de pegar na bike. Hoje, apesar do vento, a companhia do Luciano deu-me outro alento para as pedaladas...
Uma voltinha de cerca de 50kms, sempre a lutar contra um vento terrível, a uma velocidade média de 27km/h. O pulsómetro, esse, registou uma média de 135bpm... Muito bom!


segunda-feira, junho 07, 2010

Messejana » Vilamoura

Sexta-feira lá pisei os pedais até Vilamoura pela Serra do Caldeirão.
As fotos não foram as melhores mas há algumas. Sinceramente, não estou muito inspirado para fazer um relato com muita descrição. Mas vamos lá!
Eram 07h45 quando, depois de um cafézinho à do Chico, saí de messejana em direção a Castro verde.
Às 09h00 estava a sair de Castro Verde em direção a Almodôvar quando começam a passar por mim, em sentido oposto dezenas de motas. Era o 12ºLés-A-Lés.
Segundo o site oficial da organização, eram cerca de 1250 motas. Só já no Ameixial é que as motas deixaram de passar. Portanto, foram cerca de 45kms com a companhia de entusiastas das duas rodas, pessoal sempre a cumprimentar e a dar força nas maiores subidas da serra.
Não havia muito a fotografar, pois não queria estar a perder tempo a entrar dentro das localidades...
Às 10h35 foi hora do primeiro abastecimento, não muito depois de Almodôvar.
Acho estas casinhas espectaculares...
Depois da passagem pela aldeia Dogueno apareceu uma descida que nos leva até ao ponto mais baixo da serra, o Rio Mira, e onde entramos em território algarvio.



Bem, a seguir era o que já se esperava. Apesar de já ter subido bem até ao Dogueno, agora começa a parte mais dura. Poucos quilómetros depois (4 ou 5) deparei-me com um motociclista acidentado que os bombeiros já prestavam socorro... Espero que a esta hora esteja tudo bem...
Ameixial estava perto. Já me tinha decidido que aí seria o próximo abastecimento. Parei numa esplanada, comi a 2ª sandes que tinha levado e refresquei-me com uma Coca-cola e um Ice-tea bem gelados (provavelmente a melhor Coca-cola da minha vida, tal era a necessidade daqueles açucares...).
E fotos... esqueci-me de tirar nessa esplanada acompanhado pelos últimos motociclistas da caravana do "Lés-A-Lés"...
Do Ameixial para a frente tinha estudado mais dois caminhos, daí o mapa a passar a fazer parte do "cockpit"... mas digam lá que não dava estilo..!  :-)
Independentemente do caminho que escolhesse, o sentido era único... para CIMA!!!
E assim começavam a surgir umas boas paisagens.
Alguém sabe o que é isto?
Miradouro do Caldeirão. O ponto mais alto da Serra!


Optei pelo caminho que passa no Barranco do Velho mas a partir deste momento as fotos eram cada vez menos, pois o cansaço já trazia a preguiça consigo...
Cheguei ao Barranco do Velho e tive uma boa surpresa, encontrei pessoal a fazer a Via Algarviana que conheço através do ForúmBTT, nomeadamente a malta do grupo de BTT "Os Marafades" de Portimão, companheiro Xicote, Kota Varela e restantes, espero que esteja tudo a correr bem e força nessas pernas!
Mais uma vez, fotos... uma miséria!
Do alto do Barranco do Velho faltava passar por Loulé e pronto, já estava quase com a aventura terminada... Só me esqueci é que ainda tinha de descer até à Ribeira da Taipa e subir, subir, subir... Subir esse que me trouxe alguma má disposição, pois tinha apenas comido duas sandes e com tanto subir já as tinha largado havia muito. A solução, e foi suficiente, foi a banana que me restava na mochila além de uma barra de cereais que poupei até ao fim da viagem.
Chegada às 16h05 a Vilamoura depois de 129kms a uma média de 19,6kms/h. O registo do púlsómetro foi exelente, 138bpm de média. Foram 06h25 de pedal num total de cerca de 08h20 de viagem.



Já estou a planear a próxima cicloviagem!

Na manhã de domingo foi tempo de dar umas pedaladas mas apenas para descontrair da viagem.
Amanhã irei com a bike à oficina ver o eixo pedaleiro, pois já faz uma "cantoria" que não se pode... hehehehe.



quinta-feira, junho 03, 2010

Enfrentar "o caldeirão"


Pensei em fazer uma viagem de alguns dias de bike este ano, mas as coisas não correram como era esperado... Ontem à noite decidi ir de bike até Vilamoura! Devido ao não planeamento com antecedência, irei fazer por estrada, pela Serra do Caldeirão. Pisarei o pedal pelo menos sobre 120kms e a primeira metade (ou mais) não será pêra doce.
A idéia inicial (a semana passada) era tentar fazer grande parte por terra... mas a ausência do GPS na lista dos meus bens adquiridos, leva-me a não arriscar perder muito tempo à busca do rumo certo no meio da serra.
Espero passar um dia de verdadeiro cicloturismo...

quarta-feira, junho 02, 2010

Pisando o pedal com espírito

Busca dentro e fora, no cimo e no raso
por túneis, declives e intervalos
Passa, mas não de um ponto a outro
o trémulo movimento dos olmos
canta a sua fama

Qualquer um pode alcançar o povoado
Tu porém nas andanças triviais
Acende uma fogueira à borda da água
e vê dilatarem-se círculos
que ninguèm abre

As iniciais do teu nome estão gravadas lá longe
sobre o dorso dos tigres


José Tolentino Mendonça

(in "O Viajante sem sono")
 
Site Meter