quinta-feira, dezembro 16, 2010

Chateia-me..!

Porquê?; Quais são os objectivos?; Que prazer tiramos das pedaladas?; Competição? (com os amigos, com nós próprios); Provar o quê?
Ainda tenho umas por responder...
O que me levou a andar de bicicleta foram diversos factores. Um deles, o primeiro e muito importante, foi o sedentarismo da minha profissão, comecei por sentir necessidade de me mexer! Mas como? Jogar à bola nunca foi o meu "prato" favorito, correr ainda não me tinha tocado...
Comecei a "pedalar" ainda navegando pela net lendo relatos, crónicas, blogs de pessoas, que tal como eu, gostam de partilhar as suas aventuras, a sua relação com esta coisa das bicicletas. O meu "aventurismo" foi dos maiores responsáveis pois, no início, cada dezena de quilómetros que ultrapassava me dava vontade de continuar. Chegava a casa e todas as mazelas, que o selim ou mesmo os punhos me tinham deixado, eram esquecidas e só pensava em planear a próxima volta, quando não era mesmo sair logo no outro dia sem caminho definido só pelo simples facto de saborear "a viagem(!)".
Nunca pensei muito noutras coisas. O que me fazia querer mais era somente o pisar o pedal, sentir-me em viagem com a paisagem a passar devagar.
Hoje, as coisas mudaram. Não mudaram nem para melhor nem para pior. Simplesmente evoluíram mas, sem deixar os prazeres que já descrevi.
Hoje, a melhoria da forma física, o estado de espírito, os companheiros de pedaladas, levam-me a ter objectivos inimagináveis para a altura em que comecei. Não falo de competição! Fujo a isso! No início, por exemplo, vinte quilómetros era uma aventura.
O ciclismo tem a máquina como principal componente. Máquina essa que nos faz mudar a forma como olhamos para ela consoante o prazer que nos vai dando... Já não é uma simples bicicleta. Começa-se por dar importância ao mais pequeno pormenor que na prática sentimos cada vez mais a sua importância. Damos-lhes "mimos", tratamos dela mais do que, se calhar, o próprio automóvel que nos carrega diariamente para o emprego. Inexplicável? Não! É necessário valorizar as pequenas coisas...
Fico-me, para já, por aqui.

 

5 comentários:

  1. Bela pausa de reflexão amigo Gabriel,faço das tuas palavras as minhas.
    A bicicleta é uma farramenta que nos ajuda em todos os pontos, uma forma saúdavel de estar na vida.

    ResponderEliminar
  2. Oh Sr.António... a ver se damos umas pedaladas. Fui fazer cerca de 40min nas matas aqui ao pé de Messejana agora...

    ResponderEliminar
  3. Esta coisa de trabalhar por turnos rotativos não deixa muita margem de compatibilidade de puder-mos marcar por ai umas voltas.
    Mas sempre que ouver uma aberta, ai vamos.

    ResponderEliminar
  4. Bela dissertação! Os parceiros de pedaladas, como é o meu caso, partilha certamente as tuas palavras. Força aí; continua com as tuas pedaladas, gasta energias e desfruta desse prazer. Certamente teremos oportunidades de desbravar caminhos e veredas mais vezes.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelo comentário Henrique. No próximo domingo a malta em princípio vai dar uma pedalada. Se vieres cá passar o Natal pedalamos...
    Abraço

    ResponderEliminar

 
Site Meter